Gonçalves de Araújo é homenageado no EGA, com grande celebração

Mais de mil pessoas participaram da Missa de agradecimento ao patrono do Educandário.

Mais de mil pessoas participaram, dia 1° de setembro, da festa em homenagem a Antônio Gonçalves de Araújo, patrono do Educandário que leva o seu nome, no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. O rico comerciante português deixou em 1889, ao falecer, recursos para que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária criasse o asilo para educação e abrigo de crianças carentes.

No ano de 1900, a instituição foi inaugurada pelo então presidente Campos Salles. Hoje, o Educandário Gonçalves de Araújo é um colégio de tempo integral, com duas unidades, que atende mais de 400 jovens com bolsa de 100% do 1° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.

Durante o evento, ocorreu Missa de Ação de Graças em homenagem ao patrono, apresentações musicais, peça teatral e da Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Irmãos e irmãs da Candelária, a cônsul-geral do México, Linda Marina Munive Temoltzin e outras autoridades, funcionários, responsáveis, alunos e ex-alunos, participaram da celebração com o tema “Gratidão é a memória do coração”.

Antônio Gonçalves de Araújo (1830-1889)

Benemérito da Irmandade e Patrono do Educandário

asilo-goncalves-araujo_3409

Na foto acima o então Asilo da Infância Desvalida, erguido com os recursos deixados pelo comerciante português e benemérito da ISSSC, Antonio Gonçalves de Araújo, entre 1898 e 1900. Construção em estilo neogótico com influências portuguesas, foi inaugurado em 30 de dezembro de 1900 pelo presidente Campos Salles, no bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro. Mais tarde mudou de nome para Asilo Gonçalves de Araújo e, finalmente, para Educandário Gonçalves de Araújo – EGA.

Medalha comemorativa em bronze, cunhada em 1900, marcando a fundação do Asylo da Infância Desvalida. No anverso, a efígie de Antonio Gonçalves de Araújo, tendo na orla o dístico: Ao Benemérito Antonio Gonçalves de Araújo. No reverso, a figura de mulher com três crianças, uma de pé escrevendo, tendo ao fundo a fachada do Educandário. No campo superior: “A Irmandade do SS SC da Candelária Secundando o Pio Legado do Bemfeitor, Inaugurou em MDCD o Asylo Gonçalves de Araujo”. No campo inferior: Rio de Janeiro. MDCD.

Referência: Secretaria da ISSSC. Medalhas oferecidas à ISSSC nº8.