Abertura do Ano Letivo

Educandário Gonçalves de Araújo inicia o ano letivo

O ano letivo no Educandário Gonçalves de Araújo (EGA) foi iniciado com a presença da direção e equipe pedagógica em missa realizada no dia 1º de fevereiro de 2018. As aulas nos EGA 1 e 2 começaram em 5 de fevereiro. Os alunos foram recebidos com grande alegria e encontraram as salas organizadas com toda coleção de livros e material escolar que irão utilizar durante o ano.

A Diretora dos EGA 1 e 2, professora Regina Gallo, contou que o Educandário já aderiu à nova Base Comum Curricular Nacional e que está otimista com as atividades a serem implementadas ao longo do ano: – “Começamos o ano com a certeza de um 2018 bem promissor. Estamos apostando muito em tudo o que estamos fazendo.”

Além da grade curricular comum nacional, os alunos do EGA contam com grande opção de atividades. Eles têm aulas de disciplinas obrigatórias no período da manhã, e a tarde é reservada para atividades extracurriculares, como música vocal e instrumental, informática, robótica (do 6º ao 9º ano), judô, muay thai, e práticas esportivas que incluem futebol de salão, vôlei e basquete, entre outros.

Segundo a Diretora, além do aprendizado, as atividades oferecidas têm o objetivo de dar autonomia às crianças e jovens para que possam desenvolver seus talentos e aptidões. “Aqui o aluno pode se expressar, ele não tem necessidade de fazer algo que não gosta, porque além dessas atividades existem outras, então ele opta”, explicou.

Dentre as atividades extracurriculares do EGA 1, a disciplina de Empreendedorismo vem se destacando entre os alunos do 6º ao 9º ano. Os jovens aprendem noções de legislação para abertura de empresas, seu funcionamento e estrutura, precificação de produtos e técnicas comerciais.

Nesse ano, a novidade da disciplina está na aula prática, onde os alunos aprendem a produzir ovos de Páscoa e a comercializar os próprios produtos. “Eles agora estão confeccionando, pesando e vendo por quanto pode ser comercializado. O aluno poderá também levar até a comunidade dele como uma fonte geradora de renda”, contou Regina Gallo.

Outra disciplina de grande importância é Educação para Cidadania. Os alunos aprendem valores sociais e éticos, discutem temas atuais e relevantes para o país e expressam sua opinião de forma livre. “Nessa disciplina o aluno não tem que trazer só problemas, também tem que propor soluções”, ressaltou a Diretora.

O Educandário busca, por meio de seu programa pedagógico, fomentar um espaço democrático de educação, desenvolvimento pessoal, respeito, e tolerância às diferenças.