Candelária comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi celebrado com muita alegria na Igreja da Candelária, em 18 de abril. A comemoração contou com a apresentação musical dos alunos do Educandário Gonçalves de Araújo (EGA). As crianças ainda participaram da Oficina de Educação, Artes e Ofícios que faz parte do programa de atividades de sensibilização das novas gerações para proteção e valorização do patrimônio histórico e cultural. O evento foi realizado sob o mote “Candelária, patrimônio carioca de raízes portuguesas: de geração em geração!”, em alinhamento à programação do Ano Europeu do Patrimônio Cultural 2018 e contou com a presença de Irmãos, funcionários, colaboradores e amigos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária (ISSSC).

A apresentação musical foi iniciada com o Hino Oficial do Educandário, seguida das músicas Canção da Criança, de Francisco Alves (Chico Viola), e Ode a Alegria (no original Ode an die Freude), de Beethoven, cantada em alemão e português. O trabalho de preparação dos alunos foi realizado pelos Professores de música do EGA: Alessandro do Rosário, Sergio Barboza e Weslley Guedes.

O ineditismo da apresentação ficou por conta do arranjo realizado com o clássico de Beethoven. O Professor Sergio Barboza, regente do Coro, explicou que a música foi executada ao ritmo de samba para representar a alegria do povo brasileiro e aproximar o erudito à realidade cultural das crianças e jovens. “Por conta da carioquice desses jovens tivemos que incorporar o batuque brasileiro nesse processo musical e fazer uma intercessão entre as culturas. Pois, o que significa alegria? Alegria no Brasil está ligada ao samba, ao choro, ao baião. Nós trouxemos esse batuque para fazer uma intercessão e unir o alemão ao Brasil. E isto é a ideia da alegria. Nós estamos trazendo a nossa alegria ao realizar a integração das culturas”.

Para a Diretora do EGA 1 e 2, Regina Gallo, o momento foi especial para o Educandário, pois simboliza o resultado das atividades musicais iniciadas há cerca de cinco anos no EGA. “É uma alegria muito grande estar participando desse momento. Esse é um trabalho que foi sonhado por muitos anos. Hoje quando eu falo em produto final é em relação a esse sonho, pois é a primeira grande apresentação deles. Então, isso representa a realização de um sonho de mais de vinte anos”, relatou.

Após a apresentação, o Provedor da Irmandade, Dr. Luiz Alberto Queiroz Conceição, fez um agradecimento aos alunos e funcionários do Educandário. “O Dia 18 de abril é o Dia Internacional do Patrimônio e vocês crianças são o nosso patrimônio, juntamente com a nossa grande Igreja que é patrimônio histórico brasileiro. Vocês são motivo de orgulho da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária. Parabéns aos professores, profissionais e vocês crianças que se esforçam para ter um futuro melhor”, disse.

Transladação do Santíssimo Sacramento para o altar de Nossa Senhora das Dores