542º Concerto – Dezembro 2018

PROJETO “VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA”

Idealizado pelo Professor Nicolau Martins de Oliveira e hoje coordenado pelos Professores Nicolau Martins de Oliveira, Sarah Higino e José Sérgio, o Projeto Volta Redonda Cidade da Música é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro. É desenvolvido em 39 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda (SME e FEVRE), musicalizando e ensinando música para cerca de 4000 alunos, da pré-escola ao ensino médio.

O Projeto Volta Redonda Cidade da Música tem por objetivo o desenvolvimento sensorial da criança, trabalhando a coordenação motora, audição, visão, fonação, tato, atenção, memória, raciocínio e, usando a música como veículo, os músicos são trabalhados para desenvolver: disciplina, assiduidade, pontualidade, bom desempenho musical, bom desempenho escolar, bom relacionamento em grupo, persistência e responsabilidade.

Como resultado deste trabalho, gradativamente, foram criados os seguintes grupos:
– Banda Mini – Banda de Metais – Banda de Concerto – Orquestra de Violinos
– Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos – Orquestra de Cordas
– Coro Infanto-juvenil e Coro Misto

 

BANDA DE CONCERTO DE VOLTA REDONDA

Em 1974, a Banda da FEVRE encontrava-se desativada e, em abril do mesmo ano, o Professor Nicolau Martins de Oliveira foi convidado a reorganizar esse grupo musical.

Nos primeiros anos o grupo funcionou como Banda de Metais, participando de vários concursos, dentre eles o Concurso Nacional promovido pela Rádio e TV Record de São Paulo, onde se sagrou campeã geral três vezes (e cinco na categoria infanto-juvenil).

Em 1982, foi transformada em Banda de Concerto, com acréscimo de flautas, clarinetes e saxofones.

Em seu repertório, a Banda dá preferência a músicas eruditas, objetivando uma maior experiência para seus músicos e, visando fazer, pelos seus concertos, um público de novos apreciadores da boa música, principalmente jovens e adolescentes.

Responsáveis pelo trabalho no Projeto Volta Redonda Cidade da Música:

Professor Nicolau Martins de Oliveira
Professora Sarah Higino
Professor José Sérgio Tôrres da Rocha

O Projeto é mantido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

2 de dezembro de 2018