Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária

Livro do Compromisso da Irmandade.,
1756-1757

Acredita-se que, com a criação da paróquia, os fiéis reuniram-se, constituindo a devoção e o culto ao Santíssimo Sacramento. Após alguns anos, organizaram o seu compromisso e a Irmandade passou a ter existência legal. A data de instituição da Irmandade é desconhecida em razão da falta de documentos que comprovem o período de sua fundação. Para alguns historiadores a data de criação é de 1699, conforme registros do Primeiro Compromisso.

A Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária tem a missão de promover,  juntamente com o seu Vigário, as cerimônias religiosas, a manutenção e a conservação da Igreja, preservando e divulgando o conjunto artístico-religioso. Além disso, há séculos a Irmandade é mantenedora de Obras Sociais, em prol da educação, cultura e da caridade religiosa.

Obras Sociais

A Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária é mantenedora de obras sociais, dentre elas:

Educandário Gonçalves de Araújo — EGA

Inaugurado em 30 de dezembro de 1900, o Educandário Gonçalves de Araújo (EGA) recebeu esse nome em homenagem ao comerciante português Antônio Gonçalves de Araújo, membro da Irmandade, que deixou seus bens para a construção do prédio e a manutenção da obra. Atualmente, sob o regime de escola integral, o Educandário oferece ensino gratuito, além de atividades extracurriculares e religiosas para crianças da 1ª a 9ª série do Ensino Fundamental. Localizados no bairro de São Cristóvão, está dividido em duas unidades, o EGA I e o EGA II.

Em 31 de agosto de 2023, Lançamento do livro de Amilcar Gramacho Ex-aluno do Educandário Gonçalves de Araújo (EGA) de 1954 a 1957 (30 de agosto de 2023 Palestra História do EGA)

O primeiro volume cobre o longo processo iniciado em 1881 pelo Provedor Luiz Augusto de Magalhães com uma grande campanha popular para angariaros fundos necessários, até o ano de 1901, quando finalmente abriu as portas do Educandário Gonçalves de Araújo (EGA), para receber as primeiras crianças. Plenamente convencidos das beneméritas intenções da Irmandade, muitas pessoas contribuíram para essa realização, especialmente o filantro português Antonio Gonçalves de Araújo, falecido em 1889, e seu testamenteiro, José Gaspar da Rocha Júnior.

A narrativa dos fatos que ocorreram ao longo desse intervalo de tempo destaca o grande comprometimento da instituição com o projeto e a tenacidade dos seus provedores da época para vencer as não poucas dificuldades com que se depararam.

O presente livro revela ainda as complexidades que envolveram a construção do tradicional edifício da Praça de São Cristóvão, e inclui registros biográficos dos provedores da Irmandade que conduziram seus destino durante aquele período, assim como dos engenheiros que tiveram seus nomes ligados à realização daquela obra.

Capítulo importante deste trabalho foi o de desvelar uma inédita biografia de Antonio Gonçalves de Araújo, o grande patrono da instituição, desde suas origens em Portugal, identificando os principais passos de sua bem sucedida atividade empresarial no Brasil, país que escolheu para viver seus últimos dias e a cujas crianças dedicou todo o fruto do seu trabalho.

Em 19 de outubro de 2023, no EGA II, foi rezada a missa do Sacramento da Eucaristia

Pensionato Frei Antonio

Foi criado pelo Bispo Dom Frei Antonio do Desterro, amigo e protetor dos hansenianos, que solicitou ao Vice-Rei, Conde da Cunha, para que o Rei de Portugal, Dom José I, concedesse à Irmandade a casa de retiro dos Jesuítas, confiscada pela Coroa, em 1759. Em 1940, passou a ser denominado de Pensionato Frei Antonio, em homenagem ao seu benfeitor. O antigo Hospital dos Lázaros foi referência na assistência aos hansenianos por mais de dois séculos. Em razão do avanço da medicina, a hanseníase passou a ser tratada em ambulatório. Atualmente, o prédio mais antigo do bairro de São Cristóvão, está com suas atividades encerradas.

logo-irmandade-01

Administração

IRMANDADE DO SANTÍSSIMO

SACRAMENTO DA CANDELÁRIA

CAPELÃO DA IGREJA DA CANDELÁRIA

Monsenhor Helio Pacheco Filho

Endereço

Av. Rio Branco, 57 – 5º andar – Centro – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20090-004
Telefone: 21 3211-7000