Acredita-se que, com a criação da paróquia, os fiéis reuniram-se, constituindo a devoção e o culto ao Santíssimo Sacramento. Após alguns anos, organizaram o seu compromisso e a Irmandade passou a ter existência legal. A data de instituição da Irmandade é desconhecida em razão da falta de documentos que comprovem o período de sua fundação. Para alguns historiadores a data de criação é de 1699, conforme registros do Primeiro Compromisso.
A Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária tem a missão de promover, juntamente com o seu Vigário, as cerimônias religiosas, a manutenção e a conservação da Igreja, preservando e divulgando o conjunto artístico-religioso. Além disso, há séculos a Irmandade é mantenedora de Obras Sociais, em prol da educação, cultura e da caridade religiosa.
Inaugurado em 30 de dezembro de 1900, o Educandário Gonçalves de Araújo (EGA) recebeu esse nome em homenagem ao comerciante português Antônio Gonçalves de Araújo, membro da Irmandade, que deixou seus bens para a construção do prédio e a manutenção da obra. Atualmente, sob o regime de escola integral, o Educandário oferece ensino gratuito, além de atividades extracurriculares e religiosas para crianças da 1ª a 9ª série do Ensino Fundamental. Localizados no bairro de São Cristóvão, está dividido em duas unidades, o EGA I e o EGA II.
Foi criado pelo Bispo Dom Frei Antonio do Desterro, amigo e protetor dos hansenianos, que solicitou ao Vice-Rei, Conde da Cunha, para que o Rei de Portugal, Dom José I, concedesse à Irmandade a casa de retiro dos Jesuítas, confiscada pela Coroa, em 1759. Em 1940, passou a ser denominado de Hospital Frei Antonio, em homenagem ao seu benfeitor. O antigo Hospital dos Lázaros foi referência na assistência aos hansenianos por mais de dois séculos. Em razão do avanço da medicina, a hanseníase passou a ser tratada em ambulatório. Atualmente, o prédio mais antigo do bairro de São Cristóvão, está com suas atividades encerradas.
SACRAMENTO DA CANDELÁRIA